Jeová Samá, o Senhor está presente

Jeová Samá, o Senhor está presente

Olá!

Uma das declarações que mais expressam a personalidade de Deus é sem dúvida Jeová Samá.

Jeová Samá significa o Senhor que está presente. Estar presente implica diretamente em relacionamento.

Isto resumi o propósito de Deus para com a humanidade, em se tratando de relacionamento.

Durante toda a bíblia vemos um padrão na história de cada personagem, incluindo o momento do Gênesis. A bíblia é enfática ao demonstrar o desejo de Deus em estar perto de sua maior criação.

As citações abaixo demonstram Deus buscando e se relacionando com o homem.

- Na viração do dia, Deus se encontrava com Adão. Gn 3.8
- Deus acompanha Abraão. Gn 12.7
- Jacó reconhece que Deus estava com ele. Gn 31.4

Estes três exemplos são apenas amostras, ainda existem várias ocasiões que poderia citar, mas, uma das mais importantes é quando Deus decide estar no meio do seu povo.

Ao construir o tabernáculo, era necessário que ele ficasse no meio das tribos de Israel. No tabernáculo estava a arca da aliança que representava a presença de Deus. Quando pensamos sobre isso, entendemos que Deus estava restaurando a conexão que foi quebrada no Jardim.

A história continua, quando chegamos ao final do velho testamento, estudiosos dizem que aconteceu um silêncio de Deus de aproximadamente 400 anos, após este período o nascimento do messias finalmente é concretizado.

A instrução do mensageiro de Deus é clara, o menino se chamará Emanuel, que significa Deus conosco. Em toda história se repete este padrão, Deus sempre buscando a conexão quebrada no jardim.

A todo momento na vida de grandes homens e mulheres Deus estava presente. Jeová Samá sempre esteve perto, isso diz respeito a personalidade de Deus, ele é o Senhor que está presente, no novo testamento entendemos o porque isso acontece, Jesus revela que Deus é pai.

Recomendo a leitura abaixo:

Jeová Sabaóte, Senhor dos exércitos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus