Os Segredos para Vencer a Ansiedade

Os Segredos para Vencer a Ansiedade


Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1 Pedro 5:6,7

Olá! Hoje vamos falar sobre algo muito sério e que está presente no dia a dia de muitas pessoas.

Quem nunca teve aquela preocupação com o futuro? Ficar calculando os possíveis resultados em excesso, pode causar danos no presente. Quero compartilhar com você os segredos para vencer a ansiedade.

Em um tempo atrás fui um tipo de pessoa muito ansiosa, aquele tipo que antes de ler um livro olhava quantas páginas tinha, acontecia em muitas ocasiões perder até o sono, ansioso pelo que ia acontecer no outro dia. Lembro da minha primeira entrevista de emprego, como perdi o sono na noite que antecedeu aquele momento.

Os anos foram se passando e graças a Deus, consigo ser menos ansioso do que era antes, e vejo melhoras gradativas. Quero compartilhar com você os segredos que aprendi e hoje continuo aplicando na minha vida.

Em uma pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), especialistas revelaram que o Brasil é o país com maior taxa de transtorno de ansiedade e o quinto em casos de depressão, a porcentagem que está sendo atingida pelo transtorno de ansiedade é 9,3%, e nos casos de depressão é uma taxa de 5,8%. Os especialistas dizem que fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida podem ser a causa destas taxas. Como neste cenário você vai conseguir vencer a ansiedade? Veja abaixo:

Excesso de Futuro

Isso mesmo, a ansiedade nada mais é do que excesso de futuro, é sofrer antecipadamente por resultados que não conseguimos controlar, e como vencer isso?

Se Educar

A forma que eu achei foi me policiando e reeducando meus hábitos, muitas vezes não tive ajuda de ninguém, mas precisava fazer isso. Comecei com pequenas coisas, por exemplo, ao ler um livro eu tentava não ver o numero de páginas e nem tentar saber os assuntos que viriam antes de chegar neles, no começo foi difícil, mas hoje consigo ir administrando isso. Você pode começar isso hoje, e não apenas se aplica a leitura de livros, mas há qualquer atividade.

Palestras

Outra forma é vendo palestras sobre este assunto. Sou uma pessoa que aprendi a ver palestras (hoje ainda tento me reeducar), mas as palestras de especialista me ajudaram a identificar os pontos em que eu precisava melhorar, pode ter certeza que esses caras sempre vão ter algo para lhe passar, as vezes uma frase pode mudar a sua vida. Hoje não tem nenhuma dificuldade de ver este tipo de conteúdo, neste quesito a internet manda bem.

A consciência do tempo

Parece não fazer sentido, mas realmente isso me ajudou. Aprendi a ter consciência que tudo para acontecer tem um tempo, muitas vezes as coisas não acontecem dentro daquilo que planejamos, então, aprendi a respeitar o tempo e hoje tenho a consciência que minhas decisões podem acelerar meu desejo por resultado imediato. Hoje penso antes de agir, as vezes sofremos antecipadamente porque agimos sem pensar, aí depois vem o BUUUMMM!!!!, e quando chega este momento não sabemos para onde correr.

Compartilhar a Ansiedade

Quando chegou o BUUMM!!, eu comecei a compartilhar a minha ansiedade, isso deve ser feito com uma pessoa que você mais confia, no meu caso é minha esposa e Deus. Quase sempre meu cônjuge fala algo que me auxilia, e quando nem ela tem um conselho, eu corro para Deus, pois só ele pode fazer o que não podemos fazer.

Essas foram atitudes que tomei e me auxiliaram com a ansiedade, mas lembre-se não sou especialista. Se você não consegue seguir os passos acima e mesmo se conseguir, recomendo que busque um especialista e tenha um acompanhamento, neste caso é um psicologo.

Até á próxima!

Veja também:

Como ter paz com Deus

Comentários

  1. A ansiedade é um peso, e de fato Pedro já aconselha aqueles que foram tomados pela ansiedade! Ao invés de carregar esse peso sozinho é preciso lançar para Deus e para isso é preciso confiar!

    Parabéns pelo blog!

    https://conselheirocristao.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Como entender os propósitos de Deus

O que é vida cristã