Jeová Rafá, o Senhor que sara

Jeová Rafá, o Senhor que sara


Paz e Graça!

Hoje vamos falar sobre a expressão Jeová Rafá, estamos na série "O Eu sou". Todas as semanas vamos abordar as expressões que foram declaradas por grandes homens na bíblia, essas expressões nos faz conhecer a Deus em contextos totalmente diferentes.

Esta expressão aparece em Êxodo 15.26, leia o texto abaixo:

"E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara."

Êxodo 15:26

Jeová Rafá significa, o Senhor que Sara.

A palavra Sarar significa restaurar, curar, cicatrizar, excluir as imperfeições e reparar.

O versículo apresenta uma proposta que Deus está fazendo para o povo de Israel. Podemos compreender que a ação de "sarar" está condicionada a "obediência" á voz do Senhor, o comportamento gerado pelo ouvir e a capacidade de guardar os ensinamentos dos statutos e dos mandamentos.

A ação de Deus de sarar não vem por meio de um milagre ou alguma ação de clamor do povo para com ELE, a ação de sarar está ligada a obedecer os princípios, logo, o povo seria restaurado pela garantia da palavra de Deus.

Outro ponto a ser observado é de quem está vindo a instrução, sabemos que a direção está vindo de Deus, neste ponto deveríamos nos questionar: Porque deveríamos ouvir a instrução de Deus?

Qual seria sua resposta para esta pergunta?

Refletiu??

Pois bem, deveríamos sempre dar atenção a instrução de Deus pelo fato Dele saber de TUDO, logo, se Ele sabe de todas as coisas, podemos entender que quando Ele dá uma instrução é porque ELE já sabe o resultado da nossa atitude em obedece-lo ou não. Faz sentido?

Sabendo isso, fica mais fácil obedecer sem refutar!

Diante dos pontos que observamos rapidamente, podemos concluir que Deus ainda continua sendo o mesmo, e a proposta feita a Israel se estende para você. Compreender que o "Sarar" de Deus está ligado a obediência é essencial para declararmos Jeová Rafá é o meu Senhor, esta compreensão também nos faz entender que se estivermos obedecendo em dias difíceis, Deus estará realizando em nós alguns reparos e excluindo imperfeições que em um tempo vindouro poderia roubar o melhor Dele para sua vida.

Espero ter sido esclarecedor em poucos pontos, espero que você ouça, guarde e viva.
O melhor de Deus ainda está por vir!!

 Leia também:

Jeová Nissi, o Senhor é a minha bandeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Como entender os propósitos de Deus

O que é vida cristã