Jeová Jireh, Deus proverá

Jeová Jireh, Deus proverá


Abraão deu aquele lugar o nome de "O Senhor proverá", Por isso até hoje se diz: "No monte do Senhor se proverá" - Gênesis 22.14

Hoje vou dar continuidade a série "o Eu Sou", se você não leu os artigos anteriores, recomendo que leia, o link estará no final desta leitura.
Umas das coisas mais faladas é sobre a provisão de Deus, mas será que no contexto em que esta declaração aparece só faz alusão a um tipo de provisão? Se sim, qual seria esta?

Esta verdade é expressada por Abraão, e caso você se lembre, o patriarca estava em uma situação complica, a ponto de matar seu único herdeiro Isaque. Certamente Isaque foi uma benção que demorou muito tempo para ser recebida, mas de repente Deus prova a Abraão. Desde o início da caminhada Abraão estava convicto que Deus proveria algum sacrifício em lugar de Isaque, isso pode ser observado quando Isaque questiona onde estaria o cordeiro, Abrão responde: "o cordeiro pra si Deus proverá".

Eu creio que Deus pode prover para seus filhos todas as coisas de acordo com princípios, mas Gênesis 22 nos revela algo espiritual muito forte. O livro de Hebreus descreve que o velho testamento é sombra do novo, isso nos faz entender que o velho testamento está cheio de figuras que representam e apontam para algo, com toda certeza tudo apontava somente para Cristo, afinal, Ele é o tema central de toda a bíblia.

Com isso, quero dizer que o episódio descrito em Gênesis 22 está apontando para Cristo, tudo é uma representação Dele, uma sombra do que iria ser revelado, era uma revelação sobre o mistério de Deus, este acontecimento apontava para aquele que iria redimir o pecado de toda humanidade e com toda certeza ele seria, e é o único caminho ao Pai.

Então, a expressão "Deus proverá" no contexto de Gênesis 22 aponta a provisão Deus para a humanidade, o Pai provendo um carneiro para o holocausto estava passando a mensagem que nós iriamos ser substituídos. Isaías diz que ele foi levado como cordeiro mudo ao matadouro, não abriu a sua boca e pelas suas pisaduras fomos sarados. A fala de Abraão ao seu filho sobre a provisão de um sacrifício vai além daquela realidade, era uma revelação para milênios depois.

Talvez você esteja passando por algo que exige uma realidade física, mas dentro desta situação você precisa saber que a maior provisão Deus já lhe deu, foi o Cristo crucificado por amor á você. Viva esta realidade e sua alegria estará acima das circunstâncias. Saber que seus pecados foram perdoados é compartilhar o fardo, é ter consciência limpa e ter transformação.

Paulo em Romanos vai ser sincero e diz que todos estão separados da glória de Deus, todos nós estávamos perdidos, antes éramos inimigos de Deus por ser amigo do mundo, antes vivíamos em trevas, mas algo sobrenatural acontece na cruz, a provisão de Deus chega e os grilhões de satanás foram quebrados, e desde então, a paternidade do Pai nos alcançou por meio de Cristo.

Saber que os pecados foram perdoados é de uma profundidade infinita, porque sabendo disso você percebe que foi encontrado pelo amor do Pai.

A maior provisão já foi dada, você tem um Pai que te ama!

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus