Como parar de procrastinar

Como parar de procrastinar


Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai. 
Eclesiastes 9.10

Olá, alguma vez você disse a famosa frase: "vou fazer depois?". Se sim, você procrastinou. Vamos ver o que é a procrastinação, qual o mal que ela traz e como parar com este vício.

O que é a Procrastinação?

Se você se identificou com a primeira pergunta, é porque você já procrastinou. Procrastinar é o adiantamento de atividades ou ações, a frase "vou fazer depois" parece não fazer perigo algum, parece ser inofensiva e normal, mas, deixar para depois o que poderíamos fazer agora, pode trazer grandes consequências, talvez você esteja com alguns sintomas da falta de atitude. Salomão já fez um alerta em Eclesiastes 9.10: "O que tiver de fazer faça o melhor". Como sempre a bíblia está repleta de conselhos que nos auxiliam nos menores detalhes da vida. Se procrastinar é um mal, então, quais são os sintomas? Veja a seguir.

Sintomas:

Stress: vários podem ser os fatores para se diagnosticar stress, mas, a procrastinação em grande excesso pode causar este sintoma. O stress é algo muito presente no cotidiano de muitas pessoas. O IPCS (Instituto de Psicologia e Controle do stress) fez uma pesquisa com 2.195 brasileiros falando sobre seu stress. Desta amostra 34,26% relataram stress extremo em uma escala de 1 a 10, na mesma pesquisa 4,02% disseram estar com o máximo de stress possível. O quadro realmente é preocupante e alarmante. Então, ser organizado com a prioridade das atividades, pode trazer uma melhora significativa, mas é sempre bom consultar um especialista.

Sensação de Culpa: Quem nunca se sentiu culpado? Acredito que você já teve esse sentimento ao não conseguir concluir uma tarefa. Você já teve a sensação de terminar algo que você precisava fazer? O sentimento é muito melhor, você se sente responsável, ao contrário de não concluir uma tarefa, onde, você pode se sentir impotente e carregar uma sobre carga de irresponsabilidade.

Perda de Produtividade: Salomão nos aconselhar a "fazer o melhor", a perda de produtividade pode tirar de nós a excelência. Deus nos criou para sempre estarmos em movimento, Deus disse para Adão ser produtivo, ele era responsável pelo jardim e pela multiplicação de sua geração e deveria exercer domínio.

Vergonha em relação aos outros: A atitude de deixar para depois pode trazer o sentimento de comparação. Comparar os seus resultados com o dos outros pode ser um problema grande, a única coisa que separa alguém que tem resultados de quem não tem é a capacidade de tomar decisões. Como consequência da comparação pode chegar o sentimento de vergonha, posso dizer que a vergonha é uma das maiores barreiras para poder ter atitude.

Diante desses sintomas, qual atitude tomar?

Não começar o dia procrastinando: isso mesmo, a famosa soneca do despertador facilita a procrastinação, o segredo é não adiar os deveres.

Lista: já testou fazer uma lista de tarefas? Se não, recomendo que faça já. A falta de organização pode dificultar a realização das tarefas, já viu projetos desorganizados darem certo? Então, você precisa se organizar.

Com essas pequenas atitudes você vai ver melhoras significativas. Lembre-se que cada dia faz parte da construção de sua vida, viver um dia por vez e tentar ser melhor sempre é fundamental para se ter sucesso!

Veja também Seja Paciente, clique e saiba mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus