Dons para edificação da igreja - Parte I

Dons para edificação da igreja


No 12 do livro de Romanos, Paulo vai ensinar que a igreja é semelhante a um corpo. Cada parte do corpo tem uma determinada funcionalidade para suprir as necessidades, da mesma forma é a igreja, somos considerados membros e sendo assim temos uma ou mais funcionalidades para suprir as necessidades do corpo que simboliza a igreja. Se você não encontrou ainda sua funcionalidade na igreja, espero que este artigo lhe esclareça.

Dom de Profetizar

O dom de profetizar é essencial para a edificação da igreja, pois quem o possui tem a responsabilidade de ser um porta voz e emitir aquilo que Deus deseja falar ao seu povo, seja palavras de edificação, advertência e por aí vai. É importante dizer que aquele que possui este dom irá profetizar segundo a instrução dada por Deus e não pela sua própria vontade, pois é ELE que sabe o que está por vir em qualquer vida, a profecia será lançada para alertar ou edificar a vida de alguém ou até mesmo a sua.

Umas das coisas mais interessantes foi o que Paulo continuou falando a respeito deste Dom, ele diz o seguinte: "Seja ela segundo a medida da fé". Ele está nos explicando que aquele que recebeu este presente, deve profetizar segundo a medida da sua fé, por isso que a profecia de Elias sobre Israel se cumpriu, porque usou sua fé, do mesmo modo aconteceu com Ezequiel no vale de ossos secos. Quando Deus lhe disser para proferir algo não excite em falar, tenha fé porque quem vai realizar é Deus.

Se você possui este dom, Deus irá confirmar através da sua palavra (bíblia), ou de profecias entregues por outro profeta para a sua vida. Tudo se confirma no tempo certo, só decida viver a história que Deus já escreveu para você.

Dom de Servir

O Dom de Servir é muito especial para o corpo de Cristo ou podemos chamar de igreja, este Dom está caracterizado nas pessoas que exercem o cargo de Diaconia, onde os indivíduos têm a responsabilidade de trabalhar a favor dos membros que constituem a igreja.

Se parar para pensar, servir não é algo tão simples de ser praticado. Muitas vezes isso implica em abrir mão de algumas vontades para atender a necessidade do próximo, as pessoas que tem este Dom se mostram sempre a disposição de algum serviço ao ponto de fazê-lo com responsabilidade e temor. Devemos compreender que o serviço prestado para quem tem este Dom muitas vezes não será visto e aplaudido pelo homem, também devemos ter em mente que não podemos esperar receber uma responsabilidade e depois servir, a oportunidade que você tiver para colocar o Dom em prática, faça.

Servir não parece ser algo importante, isso porque muitos desejam aplausos. Mas este Dom faz parte do coração de Deus. O desejo de Deus é suprir, acompanhar e integralizar a todos que chegam dentro da igreja para ser parte do corpo de Cristo, e para isso Deus usa homens e mulheres com disposição para esta obra.

Sendo assim, este Dom é peça fundamental dentro do plano e propósitos de Deus para o seu povo. Deus está procurando simplesmente alguém que se encontre disposto a fazer parte do plano DELE.

Dom de Ensinar

O Dom de Ensino e o de Exortação está muito ligado ao de Profecia, estes são essenciais para o crescimento da igreja e tem como objeto instruir o povo de Deus em suas verdades. Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige muita dedicação. Não podemos esquecer de algo muito importante, aquele que tem este Dom deve ter uma vida conforme as suas palavras, além de passar conhecimento é necessário viver tudo aquilo que fala. O caráter se demonstra através de atitudes.

Podemos observar na bíblia que Deus tem grande preocupação com a área do conhecimento, ELE instrui a Josué a meditar na lei dia e noite. No Salmo de número 119 o escritor declara que o jovem pode purificar o seu caminho através da palavra, a bíblia nos instrui a crescer na graça e no Conhecimento e por fim ela nos esclarece que o povo padece por falta de conhecimento; há muitos exemplos e o maior deles é Jesus, ele dedicou grande parte do seu ministério em ensino e instrução, Provérbios 13.14 diz: ”A instrução dos sábios é fonte de vida, e tem o poder de distanciar o ser humano das ciladas mortais”. O conhecimento gera vida e pode livrar o ser humano de ciladas mortais.

O conselho de Paulo é direto e objetivo, aquele que possui este Dom, então dedique ao ensino. Aquele que almeja ou já possui este presente de Deus, deve ter em mente que a bíblia é a sua maior fonte de conhecimento. Dedicação é sacrifício, abnegação, empenho, entrega e cuidado, este Dom é um pouco almejado pois no tempo que vivemos ele gera status, mas não se engane com isso pois a arvore boa deve gerar frutos bons. Conhecimento é adquirido com o tempo e depende muito do investimento que você está fazendo, mas se Deus te chamou, ELE é fiel para completar a boa obra.

Dom de Exortação

Por muito tempo achei que este Dom se referia em apontar os erros das pessoas e de alguma forma alerta-las para que vivessem uma vida irrepreensível, eu estava errado. Esta ferramenta dada por Deus é fundamental para o crescimento da igreja.

O sentido original da palavra "Exortação" quer dizer se aproximar de alguém, este Dom é utilizado para encorajamento daqueles que se estão sem forças para prosseguir a caminhada na vida cristã, é uma ferramenta que pode gerar na vida das pessoas alegria conforto e paz. Podemos confundir este Dom com o de ensino, mas ele se difere porque possibilita um conhecimento na prática cristã.
Os dias atuais estão cada vez mais difíceis para jovens e adultos, vivemos um tempo que várias coisas nos tiram do foco da presença de Deus e as preocupações nos sufocam ao ponto de nos afastar da fé. Estamos crescendo em uma sociedade totalmente imediatista e com esta mentalidade estamos perdendo as nossas raízes e princípios, dentro deste quadro precisamos de pessoas com este Dom para nos encorajar e nos animar diante dos desafios da vida. O que mais me anima é que Deus pode lhe conceder esta ferramenta, seja uma pessoa que leva vida, esperança, salvação e cura.

Para que o estudo não fique extenso, repartirei em dois artigos. Até o próximo!

Veja também:

Como tomar decisões difíceis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus