Como tomar decisões difíceis

decisões

E o homem estava admirado de vê-la, e ficou em paz, para saber se o Senhor havia feito prosperar sua viagem ou não. Gênesis 24.21

Diante de tantas mudanças e opções, como tomar decisões difíceis?

Abraão está avançado em dias, e seu último desejo ao seu servo era que Isaque se casa-se com uma mulher de sua parentela.

Duas instruções foram dadas, a primeira é que a mulher deveria ser da sua parentela, e a segunda era que a mulher estivesse disposta a sair da sua parentela e morar na terra em que estava Isaque, caso estas duas premissas não acontecessem, o servo deveria voltar sem nenhuma mulher para Isaque.

O servo de Abraão estava em uma situação difícil, ele tomaria uma decisão que alteraria o destino de Isaque, por isso ao sair em viajem ele decide fazer uma oração, buscando direção de Deus.

Oração, Gênesis 24. 12-14:

"E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão! Dá-me hoje bom encontro, e faze benevolência ao meu senhor Abraão!

Eis que eu estou em pé junto à fonte de água, e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;

Seja, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja aquela que designaste ao teu servo Isaque, e que eu saiba com isso que mostraste benevolência a meu senhor."

Depois de fazer a oração uma moça aparece e ela age da mesma forma como ele tinha pedido.

Ele ficou surpreso, mas não tomou nenhuma decisão. Ao contrário dele, muitos tomariam este sinal como a principal evidência e decidiriam, mas ele fica em paz, para saber se o Senhor iria abençoar sua viajem.

Depois disso, a moça confirma que é da parentela do irmão de Abraão, neste momento o sevo ainda continua sem tomar nenhuma decisão, pois restaria saber se a moça estava disposta a sair da casa de seu pai. Depois destas coisas a moça sem exitar, decide partir com suas servas.

Para tomar decisões difíceis deve estar atento(a) as informações. O servo poderia muito bem decidir quando acabou de orar, mas ele não foi levado pela emoção. Ele poderia decidir quando a moça confirma que é da parentela de Abraão, mas ele não sabia se ele estava disposta a deixar seu lar.

Em todos os momentos, o servo de Abraão guardou a informação e a instrução que seu senhor o deu. Se por acaso ele decidisse fora da instrução, o destino de Isaque estava em jogo.

Decisões difíceis devem ser tomadas com instrução e não pela emoção.

Em um munto que a todo instante muda, precisamos de instrução para decidir. Precisamos seguir a risca os princípios. Quem nunca teve a experiência de fazer burrada, por recusar a seguir a instrução da mãe?

Toda decisão causa impacto no seu destino, seja informado(a), tenha as instruções com alguém que tenha experiência, não seja levado(a) pelas emoções. E acima de tudo, seja direcionado(a) por Deus e espere o momento certo.

Veja também:

Como superar dificuldades na vida

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus