Como experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus

Como experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus

Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento. Romanos 12.2b

Transformação é essencial para nossa vida.

Neste versículo Paulo está nos revelando um método para uma mudança de mentalidade.

Podemos entender que "método" é um caminho para se construir o conhecimento. Quando falamos de "Renovação", podemos entender que é a substituição de um pensamento dominante. Logo, podemos fazer o questionamento: Porque existem pessoas que acreditam em horoscopo? (Respeito quem acredita), já existe aqueles que acreditam em adivinhações, como explicar tais fatos, além de outros que existem?

Podemos compreender a formulação destas crenças e outras através da filosofia, onde podemos conhecer o Senso Comum. O pensamento dominante surge a partir do senso comum, este conhecimento é adquirido durante a vida com a influencia das tradições, culturas e religiões. Um exemplo bem prático é aquela pessoa que não aceita opiniões contrárias ou podemos citar aquelas que agem da mesma forma e não aceitam outra jeito. Isso se dá pelo pensamento dominante que adquiriu durante sua vida, e isso pode lhe impedir de ter acesso a novas informações, e não ter uma vida atualizada no tempo de hoje é um perigo. Perder a chance de se atualizar, pode te paralisar no tempo.

Bachelard é um teórico e afirma que o senso comum é um obstáculo para desenvolver o conhecimento cientifico, logo, quero afirmar que o senso comum pode se tornar um obstáculo para o conhecimento de Deus, isto acontece com Nicodemos, quando Jesus diz a ele que para entrar no Reino de Deus, era necessário nascer de novo, Nicodemos entendeu que era necessário reeditar tudo que tinha aprendido e aprender tudo de novo, devemos notar que este homem era um fariseu, uma pessoa influente e que conhecia a torá. Quando aceitamos a Cristo as experiências do passado não servem para a nova vida, porque tudo será reeditado para vivermos em uma vida totalmente diferente.

Paulo diz que a renovação é necessária para que você não viva no padrão do mundo. Se faz necessário mudar o padrão, para que você não fique submetido a qualquer situação, não sabendo a quem recorrer. Quando o padrão é mudado, então, você descobre sua verdadeira identidade em Deus. Quando isso acontece, o conhecimento é libertador e te dar Autonomia.

Autonomia é a capacidade de governar a própria vida, com isso você pode administrar qualquer situação, para ter esta capacidade é necessário editar o senso comum!

A bíblia está recheada de exemplos, onde foi necessário reeditar o conhecimento, e para que não fique muito extenso irei resumir a vida de Moisés, para que o nosso objetivo seja alcançado.

Você já deve ter ouvido a história dele, Moisés nasce em uma época de muita perseguição do Faraó. Com muito medo de perder o filho, a mãe pede para sua irmã coloca-lo em um cesto. Miriam sua irmã coloca este cesto em um rio e o acompanha. Ao sair para tomar banho, a filha de faraó vê um cesto, e após sua serva pegar este cesto, ela vê uma criança e começa a criá-lo, e todos sabem que quem o amamentou foi sua própria mãe.

Moisés cresce dentro do Egito e foi educado em toda ciência. Quando já crescido com a idade de 40 anos, ele vê um soldado batendo em um judeu, e nesta hora Moisés mata o soldado, depois disso alguns fatos ocorreram, então, ele começa a ser criminoso e fugitivo.

Imagine se nesta época Deus tivesse revelado a Moisés que ele era o libertador. O que você acha que aconteceria? Eu acredito que iria acontecer uma revolução sanguinária no minimo.

Mas ele chega a Midiã, e é neste lugar que Deus vai reeditar o senso comum de Moisés, neste lugar o home bravo do último episódio, vai se tornar manso, humilde. Neste local ele vai ver que não é nada, vai aprender a trabalhar, vai construir uma família, e por 40 anos Deus reedita o senso comum. Mas não podemos ignorar os anos do Egito, você pode estar vivendo com Deus dentro de crenças que lhe foram ensinadas durante anos e talvez você não está vivendo o extraordinário, porque não mudou a forma de pensar.

Quando Moisés chega a idade dos 80 anos, Deus se revela o seu propósito de vida. O engraçado é que Moisés não se sente confortável com a missão, por acreditar que não era capaz. Mas ele não entendeu que apenas iria ser um canal, e quem faria a libertação do povo era Deus, Moisés foi escolhido para ser representante.

Quando ele aceita a missão e começa acreditar no poder de Deus e não na sua capacidade. Então ele prova a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!

Ore, leia a bíblia, escute pregações, ouça os líderes, pois somente o conhecimento é capaz de quebrar as crenças que nos limitam a viver o melhor de Deus. Somente assim, você provará a perfeita, boa e agradável vontade de Deus.

Deus te abençoe, compartilhe este estudo com outras pessoas que precisam saber disto!

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus