Êxodo 3 a sarça ardente em chamas

Estudo bíblico decifrando a sarça

Acredito que a palavra de Deus se renova a cada dia, e hoje tenho algo especial para compartilhar com sua vida. Talvez até aqui você perdeu a esperança de uma realidade melhor, mas tenha calma, Deus está te ouvindo.
A passagem bíblica de Êxodo 3 apresenta a sarça ardente em chamas, foi como Deus se revelou a Moisés. O contexto para o povo de Israel era de estrema miséria e desesperança. Na ocasião da manifestação de Deus, faraó tinha elevado a carga de trabalho do povo, para assim impedir o crescimento deles.

O povo se vê em grande desgraça e decidem clamar a Deus por um livramento. Então, Deus se revela a Moisés para que o mesmo seja libertador daquele povo. Neste capítulo o que me chama mais a atenção, é a sarça, pois a mesma pegava fogo e não se consumia.

Durante toda a bíblia vamos observar Deus usando figuras para que a revelação fique mais clara, e esse é um episódio muito peculiar, a sarça naquela ocasião representava o povo de Israel e o fogo simbolizava a grande situação que eles estavam inseridos. O fogo serve para muitas coisas, é um elemento que pode trazer o bem ou o mal. O que deixa a história mais intrigante é uma árvore não ser consumida pelo fogo, logo, posso entender que apesar daquela situação ser dolorosa, o fogo não consumia o povo; mesmo dentro de uma situação de perdas, o fogo não era capaz de consumir aquele povo. 

Há males que vem para o nosso bem. Creio fielmente que, todas as coisas cooperam para o bem, daqueles que amam a Deus. Apesar da situação ser complicada, o povo decide orar, e assim renovar suas esperanças em Deus. O fato de entregar tudo a Deus fez o povo ter confiança na promessa de uma terra melhor.

A bíblia vai nos esclarecer algo muito importante sobre a oração, e está escrito em 2 Crônicas 7.14: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Esta passagem nos faz entender que a oração tem poder de colocar Deus em movimento. Quando Deus se movimenta, as outras coisas se movimentam, a promessa é de sarar a nossa terra, geralmente a bíblia nos faz entender que o nosso coração é a terra (parábola do semeador). Com isso podemos compreender que apesar de tudo está contrário, a oração pode despertar em Deus um movimento.

Ore, e quando você abrir os olhos poderá enxergar da mesma forma que Deus enxerga, poderá sentir o mover, e saberá que o fogo da sarça é apenas uma fase.

Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus