Estudo bíblico sobre a falta de caráter


estudo bíblico, caráter

Com certeza estamos cercados de pessoas que possuem talento de sobra, tenho absoluta que você admira alguém pelo que ela exerce. O talento é algo que nos faz ter destaque, mas, se mal administrado, este pode não ter valor algum, perdendo assim sua preciosidade. Hoje vamos falar um pouco de alguém que possuía talento, mas, por não saber decidir, fez com que este não tivesse nenhum valor. O estudo bíblico sobre a falta de caráter tem o objetivo de lhe mostrar o que pode acontecer com alguém que possuí habilidades mas, lhe falta caráter.

 Talento é algo essencial para alcançarmos certos objetivos, é ele que nos diferencia dos demais. Mas o talento em si não significa muita coisa, se você não tiver complementos para administra-lo. Talento não é garantia de vitória e muito menos de riqueza, já vi pessoas com muito talento, mas não chegaram a lugar algum. Isso acontece porque tem muitas coisas que influenciam, ter sabedoria para administrar as decisões é o essencial para se obter os objetivos.

Na bíblia percebemos um caso desse tipo, um jovem que possuía muito talento, estava perto de um mentor grandioso, mas pela imaturidade e falta de caráter, este jovem comprometeu seu destino e seu talento não serviu para nada. Estou me referindo a Geazi, este era aprendiz do profeta Eliseu. Sabendo da história deste homem, entendemos que ele assumiu o lugar de Elias e por consequência aquele que estaria com ele, assumiria seu lugar.

O histórico de Eliseu depois que recebeu porção dobrada é magnifico, chegando a realizar mais feitos que seu mentor Elias. Geazi estava em lugar onde muitos gostariam de estar, porém não soube aproveitar a oportunidade.

Certo dia Naamã estava com uma lepra e procurava cura, por uma indicação este homem chega ao lugar onde estava Eliseu e Geazi, o profeta pede para ele mergulhar sete vezes no rio Jordão e Naamã é curado. Depois disto, Naamã volta para levar uma oferta a Eliseu, e este a recusa. Neste momento Geazi cresce o olho, corre atrás dele e pega a oferta que Eliseu tinha recusado. Quando ele volta, acaba mentindo para Eliseu, e desta forma sai daquele lugar leproso.

Geazi tinha talento para ser profeta, estava com um dos melhores mentores, e estava onde muita gente queria estar. Mais um que tinha muito talento, mas não soube aproveitar a oportunidade, isto aconteceu pela falta de caráter que este jovem tinha. Sabe porque o caráter é tão importante?

O caráter é importante porque ele protege seu talento. Quem sabe que é diferente, sempre será tentado a tomar atalhos e desistir do processo, o caráter te livra de propostas que não tem nada a ver com seu propósito, ele trabalha seu potencial e te faz ter autodisciplina. John C. Maxwell define autodisciplina como: “A capacidade de fazer o que é certo mesmo quando você não tem vontade”. O caráter te proporciona tomar a decisão correta, com base em seus valores. Geazi apresentava confusão, pois demonstrava querer uma coisa, mas dentro de si queria outra. Aquilo que você faz, termina atingindo o que você fala. O caráter organiza seus objetivos e alinha suas atitudes com sua fala.

Estabeleça hoje seus princípios e valores e não se desvie deles, oportunidades chagam a todo momento, mas tenha sabedoria em suas escolhas. O que me inspirou a escrever este artigo, foi o livro: Talento não é tudo, do autor John C. Maxwell, indico este livro, pois ele vai esclarecer muitas coisas. Deus abençoe!!!! 


Veja Também:

Como vencer o pecado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus