Compromisso cristão

Compromisso cristão

Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. 1 Sm 16.11b

A história que se passa no Cp 16 de 1 Samuel é bem conhecida, é a história do Rei Davi. A situação naquela época não estava das melhores para o reino de Israel e Deus decide ungir outro rei. Samuel por ordem de Deus vai ungir o rei, chegando na casa de Jessé, ele viu muitos homens com porte de rei. Mas naquele dia ele se enganou com todos, ao acabar os filhos de Jessé, Samuel lhe faz uma pergunta: "Acabaram-se os Jovens?" e Jessé responde: "Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas".

Sabemos que Davi era o mais novo, e realizava um trabalho que não trazia status como batalhar na guerra. Até aqui tudo está normal, mas Deus já tinha um destino para Davi desde o ventre de sua mãe, Deus já sabia que Davi seria rei. Mas Deus aguardava a hora certa para trazer Davi aos holofotes.

É engraçado olhar para Davi e ver que ele levava a sério o trabalho de pastorear ovelhas. Dificilmente ele era reconhecido pelo que fazia, então porque fazer com excelência e ainda passar por perigos como enfrentar urso e leão?? Para nós isso não encaixa, vivemos um tempo que as pessoas esperam estar em posições privilegiadas para serem ÚTEIS ou serem COMPROMISSADAS, é engano pensarmos de tal forma. Esperamos ser reconhecidos, antes de realizar algo, posso chamar isso de maldição da expectativa, sempre fazemos algo para ser reconhecidos e quando terminamos vemos que não era do jeito que pensávamos. O reconhecimento é apenas uma consequência, e não pode se transforma em causa. Ser comprometido é fazer a sua parte no acordo, independente de reconhecimento. 

Com Davi aprendemos que não importa o ambiente, a ocasião, se tem pessoas olhando, se vai ganhar algo em troca, se vai ser reconhecido. Talvez onde você está, não é o lugar que você gostaria, você olha para dentro de si e vê que tem potencial para ir além, mas o lugar que você está não te satisfaz. Parece ilógico, mas Davi não esperou ser Rei para livrar ovelhas de urso e de leão, nem tão pouco ele esperou ser rei para tocar sua harpa todos os dias no campo para louvor a Deus. Davi realizava estas coisas porque de alguma forma ele se sentia útil, sentia que poderia fazer o melhor e sabia do compromisso que tinha firmado com seu pai. Não pare porque você pensa que está no lugar errado, não pare porque pensas que deveria ser melhor. Comprometa-se para enfrentar os ursos, os leões, e perceba que você está sendo ÚTIL para Deus onde você estiver.

Sendo assim, podemos aprender com Davi que o comprometimento de certa atividade nos prepara para voar mais alto, se Davi não fosse comprometido em guardar as ovelhas, com certeza não teria lutado contra Golias. O comprometimento cristão é honrar parte de um acordo. Deus fez a promessa e ela vai cumprir, quem faz esta promessa chegar mais rápido é você, isso se dá pela forma como nos preparamos para a promessa. O cumprimento é questão de posicionamento e comprometimento em alcançar o que Deus planejou para sua vida.


Veja também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Significado de Jeová Tsidkenu

Como entender os propósitos de Deus