Como vencer o pecado


vencer o pecado, estudo bíblico

Sabemos que o pecado é algo que pode nos impedir de viver em novidade de vida com Deus, se permanecermos nele. Nascemos com esta natureza pecaminosa por causa do pecado de Adão, mas por meio de Cristo conseguimos uma nova vida na presença de Deus. No capítulo 6 de Romanos, o aposto Paulo vai começar a explicar como Deus tem providenciado a nossa redenção e justificação e também explica o processo de santificação o qual os crentes chegam a maturidade cristã. 
Nos capítulos anteriores de Romanos, Paulo vai nos explicar que não estamos debaixo da lei, ou seja, não somos salvos pela nossa justiça própria. Ele explica que estamos sob a graça, ou seja, a salvação provém de Deus como um presente. Dentro deste contesto surgi uma questão que foi levantada naquela época; se não vivemos pela lei, mas pela graça, então temos liberdade para continuarmos pecando? Paulo explica que de forma alguma isso pode acontecer, porque o nosso velho homem ou o nosso antigo estado foi sepultado com Cristo através do batismo, e da mesma forma que Cristo ressuscitou para glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.

Ele continua nos ensinado que Cristo morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma somos nós, então chegamos ao versículo 11 onde citamos como referência para esta reflexão. Existem pessoas que aceitaram a Jesus, mas ainda vivem debaixo do julgo do pecado. Elas ainda não experimentaram de fato o novo nascimento.

É preciso entendermos que morremos para o pecado e agora vivemos para cristo. Há pessoas que não conseguem se desprender de coisas que satisfazem os desejos carnais; posso citar como exemplo a pornografia, a fofoca, a inveja e outras coisas mais. Quero te dar uma solução para que você saia deste julgo e viva a nova vida em Cristo. Vamos entender de uma vez por todas como vencer o pecado.

Se considerar Morto para o pecado

O primeiro passo é nos Considerar mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus. Isso quer dizer que você deve tomar esta posição de estar morto para o pecado, e tudo isso começa em sua mente. Olha o que Paulo fala em Romanos 12.2 – “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus”. Quando você se posicionar e considerar que está morto para o pecado, então você passa a se alimentar de algo diferente, ou seja, a sua mente vai começar a ser renovada para que você experimente a perfeita vontade do Senhor. 
As pessoas não possuem força para abandonar suas práticas, porque alimentam sua mente com algo que não traz crescimento para suas vidas. Paulo diz que para não andar segundo o padrão do mundo é necessário Renovação da mente. Para que isso aconteça, você precisa começar a dar prioridade o que Deus lhe deu. Deus lhe deu a bíblia para te instruir; leia, medite e viva algo diferente na presença de Deus. Veja o que Paulo falou aos Filipenses:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Filipenses 4:8

É necessário alimentar nossos pensamentos com algo que possa acrescentar em nós conhecimento, e produza grandes resultados, pois o resultado é a evidencia para que outros acredite. A bíblia nos ensina e tem a evidenciar as obras de Deus para que a nossa fé não seja abalada e por consequência a nossa vida é transformada ao ponto de vivermos em constante alegria.

É preciso você entender que as mudanças irão acontecer dentro de um processo, ou seja, a nossa luta vai ser diária, a mudança vai acontecer com o tempo. É preciso saber que não vamos acertar de primeira, em algum momento vai acontecer um deslize, mas o importante é crer. Lembre-se disso: “Quanto mais perto de Deus, mais longe do pecado”.

Recusar o pecado Reinar ou Dominar

O segundo passo para a  vitória, é Recusar o pecado Reinar ou Dominar. Falando parece algo tão simples de ser compreendido e de fato é. Você já percebeu que as pessoas quando estão prestes a morrer fazem de tudo para recuperar sua saúde?? E porque não falar daquelas pessoas que estão dispostas a entrar em uma dieta tão rigorosa para perder alguns quilinhos e assim se sentirem mais bonitas, confiantes, melhorar o estilo de vida e por ai vai.

Acredito que se algum dia surgirem sugestões de desistência para essas pessoas, elas não vão desistir, porque suas vidas estão em risco. Quando falamos sobre pecado parece uma luta tão desigual para vencermos, o inimigo lança suas flechas e parece que não temos a capacidade de vencer algo tão forte. Da mesma que os exemplos acima, podemos entender que o pecado é um risco para nossa comunhão com Deus e com as pessoas, após o ato, o que resta em nossa consciência é o sentimento de culpa, ao ponto de desejarmos sair da presença de Deus, porque cremos que ele não nos aceitará desta maneira. É justamente isso que o inimigo quer que você pense, mas quero te falar que Deus te ama, e ele pode ver quem você será, suas falhas e os erros são apenas oportunidades para você conhecer a grande misericórdia e graça de Deus.

Nos exemplos podemos observar que mesmo os objetivos sendo diferentes, ambos deram PRIORIDADE.  Isso mesmo, elas mudaram de vida porque priorizaram cuidar da saúde. A prioridade pode mudar a história de qualquer pessoa. Hoje existem médicos, professores, engenheiros, contabilistas, administradores, advogados e juízes, isto se dá pelo fato de um dia ter pessoas capazes de priorizarem os estudos. E não é diferente na vida cristã, você precisa aceitar que é uma nova criatura, e como nova pessoa, é necessário colocar em primazia a presença de Deus.

Você tendo estas atitudes, o resultado será uma mente fortalecida, depois disso é preciso mudar as prioridades. Para mudar tudo o que você está vivendo, priorize as coisas de Deus, ELE quer te abençoar, quer que você tenha uma vida abundante. Deus não está disposto a te castigar ou parar de te abençoar por causa dos seus erros, ELE quer o melhor para você,

Se oferecer como instrumento

Se oferecer é estar à disposição. Para Deus realizar algo em sua vida você precisa estar disposto, o que eu quero dizer, é que Deus está esperando alguém dar o primeiro passo. Deus não quer te forçar a nada, ELE precisa ver em você disposição. É preciso se entregar, se envolva nos projetos da igreja, se coloque a disposição para Deus te usar.

Deus está pronto para fazer da sua vida uma bela melodia. Já pensou em si comparar com algum instrumento; violão, sacks e etc. Isso parece loucura, mas você vai entender onde quero chegar. O que diferencia um ser humano de um instrumento musical é que temos vida. Para o instrumento musical mostrar seu potencial ele precisa ser tocado por alguém mais precisamente um profissional, é curioso saber que se é um profissional que está tocando, sabemos que ele tem muito cuidado com o seu instrumento ao ponto de cuidar muito bem, um músico não gosta de instrumentos arranhados por isso eles guardam com muito carinho. Eu acredito que você já entendeu!!!

Deus é o músico e você é o instrumento. Como instrumento você pode se colocar a disposição, é bom lembrar que um violão por exemplo, sempre estará à disposição para ser tocado. Deus sempre quer fazer que sua vida seja uma bela melodia, ELE almeja que você através DELE encante as pessoas a sua volta, permita Deus te tocar. E como todo bom profissional de música, Deus não quer te ver cheio(a) de arranhões, por isso a todo momento ELE te guarda. Deus quer revelar ao mundo o seu potencial, então sempre esteja à Disposição, diga hoje para Deus: Eis-me aqui!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A obediência a Deus

Como entender os propósitos de Deus

O que é vida cristã